Hidratação e Revitalização
Nada melhor que dar uma geral, de tempos em tempos. Remover o que está nos atrapalhando, proporciona vida nova a qualquer ambiente e renova o astral. A sensação de alívio ao retirar células mortas, cravos, espinhas e impurezas que impediam nossos poros de respirar um ar puro é indescritível e vale a pena sentir na pele.
Devido ao acúmulo de impurezas na superfície da nossa pele, os poros ficam obstruídos e a sua aparência e saúde ficam afetadas. Toda pessoa em qualquer idade pode e deve ter o bom hábito de periodicamente fazer uma limpeza de pele, e para todos os tipos de pele existe uma limpeza que deve ser feita de forma específica e com produtos adequados. O primeiro passo, portanto, é fazer uma avaliação com uma profissional, no caso uma dermaticista, para realmente definir qual o seu tipo de pele. Muitas pessoas tem uma lembrança ruim ou um depoimento de alguma limpeza de pele que tenha feito ou alguém, e que ficaram marcas, que doeu muito, em fim. Porém a limpeza de pele que deve-se fazer hoje é aquela em que praticamente não ocorre agressão a estrutura da pele, ou seja, a pele não fica marcada e ferida e você sai mais bonita(o) do que chegou.
A pele é o nosso maior órgão, uma barreira fina e impermeável que nos protege dos raios UV, poluição e mudanças climáticas. É através dela, também, que eliminamos toxinas e temos nossa temperatura corporal regulada. Por tudo isto devemos cuidar muito bem dela. Logo, antes de qualquer tratamento de pele mais profundo é essencial começarmos por uma limpeza de pele, que além de retirar a sujidade que fica na camada córnea, através de uma esfoliação oxigena-se e melhora-se o aspecto da mesma, devolvendo o seu brilho e prevenindo o envelhecimento cutâneo.
As vezes a pele da face pode apresentar alguns pontos brancos ou pretos (comedão branco ou preto) ou cravos (acne grau I), como são popularmente conhecidos e que interferem na beleza da pele podendo até evoluir para espinhas ou pústulas( acne grau II).
Para mantê-la livre destas impurezas deve-se adquirir alguns hábitos básicos como a higiene da face pela manhã e à noite com sabonetes adequados. Esta higienização deve ser completada com limpezas de pele periódicas, além da consulta com dermatologistas e esteticistas para tratamentos regulares ou em situações que exijam cuidados extras como no caso de peles que apresentam acne. A limpeza de pele mais profunda, deve ser feita em clínicas ou institutos especializados, onde os cravos são retirados com a devida técnica e higiene que este procedimento exige.
O procedimento da limpeza de pele consiste em submeter a pele já limpa e mais fina ao calor do vapor por alguns minutos para que os cravos possam ser amolecidos e assim propiciar a extração dos mesmos de uma maneira mais fácil e menos traumática. Após a extração é aplicada uma máscara calmante, antiséptica e cicatrizante. A seguir, é feita uma leve massagem com substâncias a base de Vitamina C com ação descongestionante e anti-radicais livres. O filtro solar não pode ser esquecido durante o dia. O resultado imediato deste procedimento é uma pele com cor mais clara e homogênea e ainda uma textura mais fina e macia. A limpeza de pele é o primeiro passo para a manutenção e restabelecimento da beleza, luminosidade e maciez da cútis. Deve ser feita uma vez por mês (salvo algumas exceções onde este tempo pode ser menor), pois este é o período que os cravos levam para se refazer. Obedecendo-se este intervalo, a face permanecerá sempre limpa e viçosa com aspecto de pele mais jovem.
Não utilize produtos caseiros na pele, muitas vezes acarretam manchas difíceis de retirar.
Instituto Corpo Bueno: Excelência e Inovação em Ensino Estético para Profissionais Ambiciosos