Tratamento para Hiperidrose

hiperidrose

A

pele do corpo humano é dotada de inúmeras glândulas sudoríparas, que secretam o suor. Através da sudorese, liberamos calor e equilibramos a temperatura corporal. A hiperidrose é o excesso de produção de suor, que pode ser generalizado ou localizado. A doença localizada é, geralmente, simétrica e ocorre mais comumente nas axilas, mãos e pés.

A hiperidrose axilar não está relacionada à falta de higiene, excesso de calor e não produz mau cheiro. Ela é fruto de uma hiperestimulação das glândulas sudoríparas por parte do sistema nervoso simpático. A causa desta hiperestimulação é desconhecida.

Assim como a região genital, as axilas abrigam grande número de glândulas sudoríparas apócrinas. Este tipo de glândula utiliza o mesmo canal da glândula sebácea para eliminar o suor, portanto, o líquido excretado é mais gorduroso. Nessas áreas ocorre um acúmulo de bactérias que se alimentam deste substrato com maior quantidade de compostos orgânicos. São esses micro-organismos que causam o mau cheiro. Contudo, este fenômeno não é característico da hiperidrose axilar, ocorrendo também em quem não sofre da doença e chamado de bromidrose.